Capela do Cabuçu
O nome certo é Capela do Senhor Bom Jesus da Cabeça e fica localizada num morro perto da represa do Cabuçu.
Foi construida em 1850, a mando da Dª Joaquina Fortes Rendon de Toledo e executada pelo negro escravo e pajem, Raymundo Fortes. O aparecimento da cabeça do Bom Jesus de Pirapora é cercada de lendas e mistérios sobre o seu aparecimento do local, primeiro apareceu no rio em Pirapora do Bom Jesus e depois misteriosamente no rio Cabuçu. O curioso é que não existe ligação entre os rios, mas mesmo assim a lenda é tida, pelos fiéis, como verdade.
Esta cabeça foi objeto de veneração da Dª Joaquina em sua fazenda no Cabuçu até o seu falecimento. Foi feita a doação, pela dedicação, despreendimento e religiosidade, ao Mestre Raymundo e a posteriori foi herdada pelo seu neto, também Raymundo Fortes que a conservou nesta capela, onde está no altar até os dias de hoje.
Recentemente foi construida uma capela moderna, bonita e bem espaçosa, mas muito aconchegante, ao lado da capela original. Hoje a preservação e guarda está ao cargo das irmãs duma ordem religiosa católica e o entorno é denominado como Retiro das Catequistas.

Voltar
|